03/11/2025 17:37:21

Geral
03/11/2025 11:00:00

Prazo para Opiniões Públicas sobre Novas Vacinas Pneumocócicas se Estende até 11 de Novembro

Cidadãos podem contribuir com sugestões para inclusão de imunizações adicionais na rede pública de saúde

Prazo para Opiniões Públicas sobre Novas Vacinas Pneumocócicas se Estende até 11 de Novembro

Duas consultas públicas permanecem abertas até o dia 11 de novembro, oferecendo à população a oportunidade de manifestar opiniões acerca da incorporação de novas vacinas contra o pneumococo na rede pública de imunizações.

Essa bactéria está relacionada a doenças graves, como meningite meningocócica. Os grupos mais vulneráveis às infecções envolvem crianças menores de cinco anos e adultos com condições clínicas que comprometem o sistema imunológico, incluindo diabetes, câncer e HIV. Indivíduos transplantados também fazem parte desse grupo de risco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil figura entre os 15 países com maior incidência de infecções causadas pelo pneumococo, que representam a maior causa de mortalidade infantil evitável por vacinação.

No país, o pneumococo é o agente principal na ocorrência de meningite bacteriana, uma condição que frequentemente leva ao hospital, apresentando uma taxa de letalidade de 30% e risco de sequelas neurológicas graves, como dificuldades motoras, perda auditiva e paralisia cerebral.

Nos pacientes com câncer, as infecções bacterianas, particularmente a pneumonia, representam a principal causa de óbito, especialmente em casos de leucemias agudas. Pessoas infectadas pelo HIV são até 25 vezes mais suscetíveis a desenvolver pneumonia, sobretudo quando a infecção é causada por uma bactéria.

A primeira consulta, identificada como Processo 87/2025, discute a inclusão de uma vacina pneumocócica mais abrangente no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças até cinco anos, visando ampliar a proteção contra os principais sorotipos do Brasil.

Essa vacina, uma conjugada 10-valente, já é disponibilizada na rede pública há 15 anos e protege contra dez tipos de pneumococo. Atualmente, estão em avaliação três versões diferentes: 13-valente, 15-valente e 20-valente.

A segunda consulta, Processo 85/2025, propõe a introdução da vacina 20-valente em dose única para indivíduos com cinco anos ou mais, classificados em 19 grupos populacionais de risco elevado para infecções pneumocócicas.

Hoje, a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo é oferecida a oito grupos especiais, que recebem um esquema que combina uma dose da vacina conjugada 13-valente e duas doses da vacina polissacarídica 23-valente.

Outros 11 grupos recebem duas doses da vacina 23-valente, com intervalos de cinco anos entre as aplicações.

Para participar das consultas públicas, basta acessar a plataforma Brasil Participativo, mantida pelo governo federal.