03/11/2025 04:03:44

Geral
02/11/2025 19:00:00

Autoridades argentinas capturam três jovens brasileiros suspeitos de ligação com organizações criminosas

Tentativa de travessia irregular pela fronteira e fuga de operação policial no Rio motivam prisão na Misiones

Autoridades argentinas capturam três jovens brasileiros suspeitos de ligação com organizações criminosas

Na madrugada de sábado (1º), agentes policiais na província de Misiones, na Argentina, efetuaram a prisão de três cidadãos brasileiros sob suspeita de envolvimento com o grupo criminoso conhecido como Comando Vermelho.

Os indivíduos tentaram passar por uma rota clandestina na fronteira entre Brasil e Argentina, conforme informações da Polícia de Fronteira local. Eles foram localizados em uma área de vegetação próxima ao rio Uruguai, perto da cidade de Alba Posse, que limita-se a Porto Mário, no Estado do Rio Grande do Sul.

A operação foi coordenada pela Brigada de Inteligência Criminal de Fronteira. Segundo as forças argentinas, os suspeitos teriam escapado de um grande cerco policial realizado no Rio de Janeiro durante a operação denominada Contenção, que resultou na morte de 121 pessoas e na prisão de 113 indivíduos nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Os indivíduos detidos foram identificados como Ednei Carlos dos Santos, de 25 anos, Luís Eduardo Teixeira de Souza, de 23, e Jackson Santos de Jesus, de 35. Todos são naturais de Rio das Ostras, região Norte do estado do Rio de Janeiro. De acordo com registros policiais, dois deles possuem antecedentes por tráfico de drogas, enquanto o outro responde por agressão.

Durante a abordagem, apresentaram nervosismo e estavam sem documentos de identificação. A Polícia de Misiones declarou, por meio de comunicado oficial, que os brasileiros permanecerão sob custódia até que recebam orientações das autoridades brasileiras.

O processo foi encaminhado ao Ministério Público Federal na Argentina, que irá determinar se os suspeitos serão extraditados ou se continuarão detidos no país.