Na última sexta-feira, dia 31 de outubro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) esteve presente em uma importante oficina realizada no Hospital do Coração (HCor), localizado em São Paulo. O evento abordou metodologias e desafios relacionados à diminuição das mortes ocasionadas por infarto do miocárdio, reunindo representantes do Ministério da Saúde juntamente com gestores estaduais de todo o Brasil.
A delegação alagoana contou com a participação da coordenadora do Programa Bate Coração, Dra. Vauma Garrote, que integrou as discussões acerca do atendimento em urgências e emergências, além do papel fundamental das políticas públicas na construção de uma rede integrada de assistência cardiovascular.
O objetivo principal do encontro foi fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e desenvolver ações específicas voltadas à redução dos óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no país. Entre os tópicos debatidos, estiveram as disparidades no gerenciamento do IAM na Rede de Urgência, o cenário nacional dos serviços de hemodinâmica, além do mapa de calor elaborado pelo projeto, uma ferramenta que sinaliza regiões prioritárias para melhorias na assistência.
Durante a oficina, também foram apresentados avanços e obstáculos na estruturação das linhas de cuidado, com destaque para boas práticas e experiências bem-sucedidas de diferentes unidades federativas. O Programa Bate Coração, referência nacional, foi um dos temas centrais. Alagoas trouxe para o fórum os resultados positivos e aprendizados adquiridos desde que o programa foi implementado, em 2024, no combate às doenças cardiovasculares. Na sua apresentação, a coordenadora Vauma Garrote ressaltou os principais indicadores de sucesso atingidos nos últimos meses.
"Observamos resultados concretos e transformadores no cuidado com os pacientes cardíacos. Mais de mil vidas foram salvas graças a uma rede eficiente, ágil e humanizada, demonstrando que investir em infraestrutura, capacitação e protocolos bem estabelecidos faz toda a diferença", destacou.
Ela também reforçou que "o Bate Coração se consolidou como uma referência em assistência cardiológica de alta complexidade em Alagoas, fortalecendo a rede estadual e contribuindo de forma significativa para a redução da mortalidade cardiovascular.
Este trabalho nos enche de orgulho e reforça o compromisso do Governo de Alagoas com uma saúde pública mais eficiente, acessível e resolutiva para toda a população".