02/11/2025 02:04:40

Acidente
01/11/2025 21:01:00

Motorista de 60 anos sofre ferimentos graves após acidente em São Luís do Quitunde

Colisão ao tentar desviar de criança de bicicleta resultou em traumatismo craniano severo

Motorista de 60 anos sofre ferimentos graves após acidente em São Luís do Quitunde

Na sexta-feira, 31 de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender um homem de 60 anos envolvido em um acidente na cidade de São Luís do Quitunde.

O motociclista acabou sofrendo uma queda ao tentar evitar uma criança que transitava de bicicleta, e não usava capacete no momento, o que agravou seus ferimentos. Após o incidente, a vítima foi inicialmente socorrida pelos familiares e levada ao Hospital José Augusto, unidade de referência local.

Devido à gravidade dos ferimentos, uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Maragogi realizou a transferência do paciente ao Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo. Lá, foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico (TCE) de grau severo.

Para garantir um atendimento especializado e rápido, a Central de Regulação de Urgências (CRU) solicitou o auxílio do Serviço Aéreo do Samu. Assim, uma equipe do helicóptero Falcão conduziu o paciente do HRN ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assegurando suporte clínico contínuo durante o transporte.

A coordenadora geral do Samu em Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, destacou a eficiência das ações empreendidas: “Mais uma vez, a rapidez da Central de Regulação e do Falcão 5 foi crucial para manter a estabilidade do paciente e garantir uma assistência rápida durante todo o percurso.

” Ela ressaltou ainda que, em casos de TCE grave, cada minuto é vital para a sobrevivência do indivíduo, enfatizando a importância da integração dos serviços de saúde que atuam na emergência. Dados do Ministério da Saúde indicam que o uso de capacete pode reduzir em até 70% o risco de morte em colisões de trânsito.