Na sexta-feira, 24 de outubro, a Receita Federal disponibilizou o acesso às restituições residuais do Imposto de Renda referentes ao mês de outubro.
Este lote inclui devoluções de declarações enviadas após o prazo de 2025, que tiveram pendências resolvidas pelos contribuintes, além de restituições de anos anteriores ainda pendentes.
A consulta pode ser realizada via página oficial da Receita Federal na internet, onde o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Alternativamente, também é possível verificar o status pelo aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones. Ao todo, serão creditadas 248.894 restituições na data de 31 de outubro, totalizando cerca de R$ 602,9 milhões.
Deste valor, R$ 349,3 milhões (equivalente a 6.627 pagamentos) serão destinados a idosos com mais de 80 anos, enquanto outros 36.714 beneficiários entre 60 e 79 anos receberão suas restituições.
Também estão na lista contribuintes com deficiências físicas, mentais ou doenças graves, que receberão 5.040 pagamentos, além de 10.871 restituições destinadas a profissionais cujo principal rendimento seja proveniente do magistério.
Adicionalmente, 158.775 devoluções serão direcionadas a contribuintes sem prioridade legal, porém que optaram por receber via PIX ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Outras 30.867 restituições estão reservadas a contribuintes não prioritários.
Para consultar sua situação, o contribuinte deve acessar a página “Meu Imposto de Renda”, explorar as orientações oferecidas e verificar seus dados na seção de extrato de processamento, acessível pelo sistema e-CAC. Caso alguma pendência seja identificada, o contribuinte pode retificar sua declaração, ajustando as informações incorretas.