Na última quinta-feira (16), uma pessoa de 21 anos foi detida por suspeita de cometer homicídio qualificado e abuso sexual de uma criança vulnerável, após uma investigação que revelou que a morte do menino José Micael Martins, de 11 anos, não foi um mero acidente de afogamento, mas uma consequência de violência sexual.
De acordo com informações da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), o incidente ocorreu em 12 de setembro na região do Rio Ipanema, no Sítio Poço Grande, localizado em Santana do Ipanema. O episódio inicialmente foi registrado como morte por afogamento, porém, o procedimento investigativo passou a considerar a hipótese de homicídio após diligências que demonstraram que o suspeito também abusava sexualmente de José Micael e de outros dois meninos, de 9 e 10 anos. A delegada Daniella Andrade afirmou que o investigado atraía as crianças até sua residência, onde simulava jogos de cunho sexual, incluindo a suposta "brincadeira da estátua", além de manipular os menores com objetos inadequados.
No dia do incidente, ele orientou que as crianças dissessem aos pais que iriam para a escola, mas em seguida levou José Micael ao rio. Durante o banho, a criança começou a se afogar nos ombros do suspeito, que não prestou socorro e fugiu do local. Os colegas tentaram ajudar, mas infelizmente, a vítima veio a falecer.
As roupas de José Micael foram enviadas para análise de vestígios biológicos. Após deixar Santana do Ipanema, o suspeito foi localizado e detido nesta quinta-feira em Jacaré dos Homens. Ele permanece no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), aguardando a audiência de custódia.