27/09/2025 12:54:32

Acidente
27/09/2025 11:00:00

Gestores Educacionais Podem Atualizar Dados do Censo Escolar de 2025 até 23 de outubro

Alterações devem ser feitas por meio do Sistema Educacenso para garantir a precisão das informações

Gestores Educacionais Podem Atualizar Dados do Censo Escolar de 2025 até 23 de outubro

Agência Brasil

As equipes responsáveis pelo gerenciamento escolar em estados, no Distrito Federal e nos municípios de todo o Brasil têm até o dia 23 de outubro para revisar, confirmar ou corrigir, se necessário, os dados apresentados de forma digital no sistema online do Censo Escolar referente ao ano de 2025.

Essa possibilidade de atualização se aplica às informações relacionadas às escolas, turmas, estudantes, gestores e profissionais de educação. A publicação dos resultados referentes à primeira fase do Censo, que abrange dados preliminares do levantamento estatístico da Educação Básica, foi oficializada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23) por meio da portaria nº 650/2025, emitida pelo Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as informações, incluindo diferentes modalidades e etapas da educação básica, como ensino regular (educação infantil, fundamental e média), educação especial (escolas e turmas específicas), Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de cursos técnicos e programas de formação profissional iniciais e continuados. Os dados apresentados pelos gestores até 31 de julho referem-se a escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais envolvidos no ambiente escolar, organizados por unidades federativas em ordem alfabética.

Para garantir a correção e integridade dos registros, o Sistema Educacenso foi reaberto pelo Inep de 23 de setembro a 22 de outubro. Durante esse período, as instituições podem revisar, editar, acrescentar ou remover informações declaradas na primeira fase do Censo de 2025, além de verificar possíveis inconsistências por meio do sistema de fechamento, que também permite a emissão e impressão do recibo de entrega dos dados.

A fase final de consolidação da matrícula inicial de 2025 está prevista para dezembro, seguindo o cronograma oficial do Censo Escolar de 2025. A segunda etapa do levantamento será dedicada à análise da situação dos estudantes e ocorrerá entre 2 de fevereiro e 13 de março de 2026, envolvendo a coleta de dados sobre desempenho e fluxo escolar ao final do ano letivo. A divulgação definitiva dos resultados estatísticos de 2025 está marcada para 12 de maio do próximo ano.

Após essa publicação no Diário Oficial, as informações censitárias passam a integrar as estatísticas oficiais da educação básica, não sendo permitidas alterações posteriores.

O Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep, é uma obrigatoriedade para todas as instituições de ensino públicas e privadas do país. Essa pesquisa fundamental é fruto de uma colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e se divide em duas fases.

A primeira recolhe dados sobre as unidades de ensino, gestores, turmas, estudantes e profissionais envolvidos, influenciando o repasse de recursos federais e auxiliando no planejamento de avaliações nacionais. Já a segunda fase foca no movimento e no rendimento escolar dos alunos, fornecendo indicadores essenciais para o acompanhamento do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Além disso, o Censo é uma ferramenta estratégica para a análise da situação da educação no Brasil e para o monitoramento das políticas públicas no setor, permitindo uma compreensão aprofundada do avanço das ações em cada estado, município e escola.