27/09/2025 03:18:32

Atualidade
27/09/2025 01:00:00

Fiscalização do Procon Maceió interrompe práticas de preços excessivos em postos de combustível

Operação identifica cinco estabelecimentos que praticaram aumentos indevidos e reforça denúncia aos consumidores

Fiscalização do Procon Maceió interrompe práticas de preços excessivos em postos de combustível

Após uma série de denúncias relacionadas a aumentos artificiais nos valores dos combustíveis, agentes do Procon de Maceió intervêm e autuaram cinco pontos de venda nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025.

A ação ocorreu após relatos de reajustes que chegaram a R$ 1,20 por litro de gasolina e etanol, configurando práticas ilegais de exploração do consumidor. Segundo informações da equipe de fiscalização, os postos autuados terão um prazo de 10 dias úteis para apresentar suas justificativas e defenderem suas ações.

Caso as justificativas não sejam satisfatórias, poderão ser aplicadas penalidades administrativas de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Daiwisson Alves, coordenador responsável pela fiscalização no órgão, destacou que a equipe do Procon mantém uma vigilância constante para evitar aumentos abusivos.

Ele reforçou a necessidade de os estabelecimentos apresentarem notas fiscais de compra que justifiquem qualquer reajuste. Sem esses documentos, as empresas estarão sujeitas às sanções cabíveis.

A operação de inspeção continuará ao longo dos próximos dias, monitorando os preços praticados nos postos de combustível na cidade. O órgão também orienta os consumidores a denunciarem quaisquer irregularidades ou preços abusivos através do WhatsApp (82) 98882-8326.

A iniciativa visa proteger o direito do consumidor e combater práticas ilegais no mercado de combustíveis.