23/09/2025 03:30:48

Guerra
22/09/2025 04:00:00

Ataque de Israel no Líbano deixa cinco mortos, incluindo crianças, afirma ministério

Ataque de Israel no Líbano deixa cinco mortos, incluindo crianças, afirma ministério

Um bombardeio israelense com drones matou cinco pessoas neste domingo na cidade de Bint Jbeil, no sul do Líbano, segundo o Ministério da Saúde libanês. Entre as vítimas estão três crianças.

O ataque, realizado mesmo após a trégua mediada pelos Estados Unidos que vigora desde novembro, atingiu uma motocicleta e um veículo, de acordo com a agência estatal libanesa. Outras duas pessoas ficaram feridas.

O presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, informou que entre os mortos estavam um pai e seus três filhos, todos com cidadania americana. A mãe sobreviveu, mas ficou ferida.

O Exército israelense declarou que o alvo da operação era um integrante do Hezbollah, mas reconheceu que civis também morreram. Em comunicado, disse lamentar o ocorrido e afirmou estar revisando o incidente: “As Forças de Defesa de Israel lamentam qualquer dano causado a indivíduos não envolvidos e estão trabalhando para minimizar os danos ao máximo”.

O primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, classificou o episódio como um “crime flagrante contra civis” e uma tentativa de intimidação contra moradores que retornam às aldeias no sul do país.

O Líbano sofre pressão dos Estados Unidos, da Arábia Saudita e de grupos rivais do Hezbollah para que a milícia seja desarmada. O movimento, entretanto, declarou que discutir desarmamento seria um erro enquanto Israel continua a realizar ataques aéreos e manter presença em áreas do sul libanês.