Na madrugada de sábado (20), a Polônia mobilizou suas forças aéreas, junto a nações aliadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após ataques aéreos realizados pela Rússia na parte ocidental da Ucrânia, próximos à fronteira polonesa. Segundo informações divulgadas pelas forças militares do país, aviões de combate poloneses e de aliados foram enviados ao espaço aéreo para assegurar a integridade da região.
A declaração oficial do comando operacional polonês, publicada na rede social X (antigo Twitter), confirma que "aeronaves polonesas e dos países aliados estão atualmente patrulhando nosso espaço aéreo, enquanto os sistemas terrestres de defesa e reconhecimento por radar foram colocados em máxima prontidão".
Durante a madrugada, quase toda a Ucrânia permaneceu sob estado de alerta devido às advertências da Força Aérea ucraniana sobre possíveis ataques com mísseis e drones russos.
As ações aconteceram após os militares ucranianos relatarem sequências de ataques aéreos russos na fronteira oeste do país. Por volta das 2 horas, horário de Brasília, as operações aéreas conjuntas dos países aliados foram concluídas, com o término dos ataques russos na Ucrânia, explicou o comando polonês.
As ações, conforme a autoridade, eram de caráter "preventivo e tinham como objetivo proteger o espaço aéreo de áreas próximas à zona de ameaça".