20/09/2025 21:21:41

Acidente
02/09/2025 22:00:00

Uruguai Planeja Gasoduto para Conectar Gás Argentino ao Brasil

Ministra Fernanda Cardona Anuncia Projeto que Liga Vaca Muerta ao Brasil

Uruguai Planeja Gasoduto para Conectar Gás Argentino ao Brasil

Em um diálogo com a Bloomberg News, a ministra da Indústria e Energia do Uruguai, Fernanda Cardona, revelou que o governo está elaborando um projeto para a construção de um gasoduto que atravessará seu território, ligando o famoso depósito de xisto de Vaca Muerta, localizado na Argentina, ao Brasil.

Recentemente, o ministério sob a liderança de Cardona apresentou um relatório ao presidente Yamandú Orsi, que inclui uma rota potencial para o gasoduto, além de informações sobre a demanda de gás que orientarão as negociações. O intuito é dar início à construção do projeto até o ano de 2030, embora Cardona tenha optado por não revelar mais detalhes sobre o documento.

"Essa questão foi levantada pelo presidente Orsi logo no início de seu mandato, em março", afirmou Cardona durante uma entrevista em Montevidéu. Ela destacou que a estabilidade política do Uruguai, sua proximidade com o Brasil e a existência de gasodutos que já se conectam à Argentina fazem do país uma opção atrativa para complementar outras propostas.

No início deste ano, Cardona também visitou Vaca Muerta para avaliar o nível de interesse em relação ao projeto.

Embora o Uruguai tenha estabilidade e recursos, o país ainda está em desvantagem na corrida para canalizar o aumento de volumes de gás natural da formação de xisto de Vaca Muerta em direção a compradores industriais no Brasil. Entre as opções concorrentes estão a modernização de um gasoduto que já atravessa a Bolívia, um país que enfrenta crises, ou a construção de um novo gasoduto que poderia se conectar diretamente ao Brasil ou por meio do Paraguai.

O Paraguai, que possui 6,1 milhões de habitantes e é comparável em tamanho à Califórnia, já está em negociações com a Argentina e o Brasil para promover um gasoduto avaliado em US$ 1,9 bilhão que passaria por seu território. Em julho, Paraguai e Argentina assinaram um memorando de entendimento para analisar essa proposta.

Cardona mencionou que parte do gás proveniente do eventual gasoduto poderia ser utilizada para abastecer a indústria uruguaia. Ela ressaltou: "As reservas de gás da Argentina serão suficientes para atender a outros países. Precisamos planejar estrategicamente para garantir que, caso isso ocorra, o Uruguai também possa se beneficiar".