09/12/2025 15:36:32

Guerra
08/08/2025 08:00:00

Pelo menos seis mortos e dezenas de feridos em ataques russos na Ucrânia

Pelo menos seis mortos e dezenas de feridos em ataques russos na Ucrânia

Pelo menos seis pessoas morreram e 35 ficaram feridas nos mais recentes ataques da Rússia contra a Ucrânia, realizados durante a noite desta quinta-feira. As investidas ocorrem a apenas um dia do prazo dado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que Moscou aceite um cessar-fogo.

Na região de Zaporíjia, quatro civis perderam a vida e ao menos 13 ficaram feridos, segundo o governador Ivan Fedorov. Moscou teria realizado 723 ataques atingindo pelo menos 12 áreas habitadas, causando danos a residências, infraestrutura e veículos.

Em Donetsk, as autoridades confirmaram a morte de dois civis nas localidades de Kostiantynivka e Bilokuzmynivka, além de seis feridos. Também houve registros de vítimas nas regiões de Kherson, Dnipropetrovsk, Kharkiv e Sumy.

A Força Aérea ucraniana informou que, entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, a Rússia lançou 112 drones de ataque Shahed, dos quais 89 foram abatidos pelas defesas aéreas.

Os ataques seguem apesar do ultimato imposto por Trump na última sexta-feira, que determinou que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitasse um acordo de cessar-fogo sob pena de enfrentar novas tarifas econômicas abrangentes. Na quarta-feira, o presidente norte-americano assinou uma ordem executiva aplicando tarifa extra de 25% sobre o petróleo russo comprado pela Índia e anunciou que outros países que importem direta ou indiretamente da Rússia poderão sofrer medidas semelhantes.

Trump voltou a alertar que Moscou será alvo de novas sanções caso mantenha as ofensivas contra a Ucrânia, embora tenha reconhecido, no domingo, que a Rússia “parece ser muito boa em driblar sanções”.