A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) apreendeu, entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, um total de 24 armas de fogo e 22,2 quilos de drogas em diversas ações realizadas em todo o estado. No mesmo período, também foram lavrados 162 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), documentos que formalizam crimes de menor potencial ofensivo.
Segundo dados da Seção de Estatística e Ciência Aplicada da corporação, entre as armas apreendidas estão 12 revólveres, 11 espingardas e uma pistola, em operações realizadas em municípios como Maceió, Messias e Piaçabuçu. Quanto aos entorpecentes, foram retirados de circulação aproximadamente 13,8 quilos de maconha, mais de seis quilos de cocaína e quase dois quilos de crack.
Um dos casos de maior destaque ocorreu em 29 de julho, quando policiais do Batalhão Rotam apreenderam mais de cinco quilos de drogas no bairro do Bom Parto, em Maceió.
Revólver apreendido em Porto Real do Colégio
Na noite de sexta-feira, 1º de agosto, equipes do 11º Batalhão apreenderam um revólver calibre 38 e oito munições no município de Porto Real do Colégio. A guarnição foi acionada após denúncias sobre disparos de arma de fogo em via pública, realizados por ocupantes de um carro vermelho.
Ao localizar o suspeito, os militares constataram sinais de embriaguez e resistência à abordagem. Foi necessário o uso de força física moderada para contê-lo. Durante a revista no veículo, os policiais encontraram munições deflagradas no banco do motorista e a arma no tapete do banco traseiro. O homem foi submetido ao teste do bafômetro, que confirmou a embriaguez, sendo conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo.
Prisão por tráfico em Estrela de Alagoas
Ainda na sexta-feira, uma equipe da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes) apreendeu 3,1 quilos de cocaína em Estrela de Alagoas. Um homem de 40 anos foi preso ao ser flagrado transportando a droga pela BR-316.
A ação começou após denúncia anônima. Os policiais localizaram o veículo suspeito, que tentou fugir, sendo interceptado momentos depois. Um segundo ocupante disparou contra a guarnição e conseguiu escapar por uma área de mata.
O homem preso informou que receberia R$ 1.000 pelo transporte da droga até a cidade de Cacimbinhas. Ele foi encaminhado para a delegacia de Palmeira dos Índios, onde a ocorrência foi registrada.