Professores e gestores escolares que planejam levar seus alunos à 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas poderão fazer o agendamento a partir do dia 8 de agosto, com prazo final até 8 de setembro. O processo será feito exclusivamente pelos sites criados para a ocasião.
Marcado para acontecer entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, o evento é considerado o maior do gênero em Alagoas, reunindo programação literária e cultural. Diante disso, há regras específicas para a participação de estudantes.
As instituições de ensino estão organizadas em seis grupos diferentes, cada um com sua própria plataforma de inscrição: escolas particulares de Maceió; escolas municipais e particulares do interior do estado; os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); e os chamados Grupos Diversos, que abrangem associações, faculdades, Centros de Atenção Psicossocial (Capsi), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e creches CRIA.
As escolas estaduais devem entrar em contato com a Gerência Especial de Educação (GEE) para efetuar a inscrição. Informações sobre esse procedimento podem ser obtidas pelo e-mail bienal.seduc19@gmail.com.
Já as unidades da rede municipal de Maceió devem seguir as orientações da Comissão Organizadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Alunos selecionados para a visita, conforme critérios definidos pela secretaria, receberão vales-livro, assim como todos os professores efetivos da rede. A entrega dos vales será feita aos diretores escolares na sede da Semed, conforme cronograma que será divulgado.
Dúvidas sobre critérios de participação devem ser esclarecidas com a Coordenação de Ensino/Modalidade, pelo e-mail bienal_2025@semed.maceio.al.gov.br.
Para garantir ampla participação, cada escola poderá fazer apenas um agendamento em um único dia, com até 50 participantes. De acordo com Cristiane Honorato, integrante da Comissão de Assessoria Pedagógica e de Interlocução com as Escolas, o não cumprimento dessa regra resultará no cancelamento de um dos horários, sendo considerado apenas o primeiro. “Durante os nove dias da Bienal, haverá três horários disponíveis por dia, incluindo sábados, domingos e o feriado de 2 de novembro. Essa limitação busca proporcionar mais segurança e uma melhor experiência aos alunos”, explicou.
Ela também destacou a possibilidade de cadastro em lista de espera. Mesmo após o esgotamento das vagas, será possível se inscrever para substituição de escolas que eventualmente desistirem. “O cadastro de reserva ficará aberto até 8 de setembro, respeitando a ordem de inscrição para preenchimento de vagas”, acrescentou.
É importante lembrar que somente instituições com agendamento confirmado poderão participar das atividades artístico-culturais previstas na programação da Bienal. O e-mail destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre agendamento é visitasbienal.al@gmail.com.
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é organizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Governo do Estado, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundepes. O evento é o único do Brasil do segmento realizado por uma universidade pública.
A coordenação geral é do professor Eraldo Ferraz, diretor da Editora da Ufal (Edufal), e o evento também conta com apoio das secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).
As atualizações da programação, confirmações de convidados e outras informações sobre a Bienal podem ser acompanhadas no site oficial e pelas redes sociais no perfil @bienaldealagoas, no Instagram, Threads e Facebook.