11/12/2025 05:34:36

Guerra
26/07/2025 18:00:00

Fome em Gaza leva Reino Unido, França e Alemanha a pressionarem Israel e EUA por fim à crise humanitária

Fome em Gaza leva Reino Unido, França e Alemanha a pressionarem Israel e EUA por fim à crise humanitária

Diante do agravamento da fome e da crise humanitária na Faixa de Gaza, as potências europeias Reino Unido, França e Alemanha emitiram, nesta sexta-feira (25), uma declaração conjunta sem precedentes exigindo o fim da "catástrofe humanitária" no território palestino. A medida evidencia o crescente mal-estar internacional diante da ofensiva militar israelense, que já dura meses e tem provocado escassez extrema de alimentos, medicamentos e suprimentos básicos.

Na Cidade de Gaza, centenas de palestinos se aglomeraram na manhã desta sexta-feira para receber alimentos distribuídos por uma organização não governamental, em mais uma cena que ilustra a gravidade da crise. Imagens divulgadas mostram famílias inteiras em busca desesperada por ajuda, em meio a um cenário de destruição.

A declaração dos três países europeus representa uma tentativa de mobilizar a comunidade internacional para deter a escalada do conflito e aliviar o sofrimento da população civil. Segundo fontes diplomáticas, a pressão também se estende aos Estados Unidos, principal aliado de Israel, para que intervenham de forma mais ativa nas negociações por um cessar-fogo e garantam a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Apesar dos apelos internacionais, os bombardeios continuam, e as agências da ONU alertam para o risco iminente de fome em larga escala, com consequências devastadoras para a população palestina.