Diante da crescente dificuldade dos americanos de baixa renda em conquistar melhorias financeiras, cinco bilionários decidiram unir forças para tentar reverter esse cenário. Bill Gates, Charles Koch, Steve Ballmer, Scott Cook (fundador da Intuit) e John Overdeck (investidor de fundos hedge) anunciaram nesta quinta-feira (17) a doação de mais de US$ 1 bilhão (equivalente a R$ 5,56 bilhões) para a criação da NextLadder Ventures, uma nova organização filantrópica voltada à mobilidade econômica nos Estados Unidos.
A iniciativa irá apoiar entidades e projetos que utilizam inteligência artificial e tecnologias emergentes com o objetivo de ampliar oportunidades e melhorar a situação financeira de americanos em situação de vulnerabilidade. Entre as parcerias estratégicas da NextLadder Ventures está a Anthropic, uma das maiores empresas de IA da atualidade.
Em seu livro mais recente, Believe in People: Bottom-Up Solutions For A Top-Down World, Charles Koch descreve um cenário preocupante: comunidades em colapso, aumento nas taxas de suicídio e de mortes por overdose, e o risco de os EUA se tornarem uma sociedade cada vez mais desigual. Agora, ao lado dos outros cofundadores da NextLadder, ele busca transformar esse diagnóstico em ação concreta.
O CEO da nova organização, Ryan Rippel, que anteriormente atuava na Fundação Gates, ressaltou o compromisso pessoal com a causa. Aos 43 anos, ele relembra sua trajetória marcada por dificuldades financeiras após a morte do pai em um acidente de carro em 1985, seguida pela perda da mãe para o câncer de mama — situação agravada pelas dívidas médicas herdadas, consequência da ausência de um bom seguro de saúde.
Combinando filantropia, tecnologia e uma visão de longo prazo, os bilionários esperam que a NextLadder Ventures contribua significativamente para oferecer caminhos reais de ascensão econômica a milhões de americanos que enfrentam as maiores barreiras sociais do país.