08/10/2025 23:28:00

Mundo
14/07/2025 18:00:00

Navio com ajuda humanitária para Gaza parte da Itália com ativistas e suprimentos médicos

Navio com ajuda humanitária para Gaza parte da Itália com ativistas e suprimentos médicos

Um novo barco da Coalizão Flotilha da Liberdade zarpou neste domingo (13) da cidade de Siracusa, na Sicília, com destino à Faixa de Gaza. A embarcação, nomeada Handala, leva a bordo cerca de 15 ativistas pró-palestinos e uma carga de ajuda humanitária destinada à população palestina, que enfrenta uma grave crise humanitária após 21 meses de guerra com Israel.

A partida aconteceu pouco depois do meio-dia, no horário local (07h00 de Brasília), e foi acompanhada por dezenas de pessoas que se reuniram no porto para demonstrar apoio à missão. Muitos agitavam bandeiras palestinas e entoavam gritos de “Palestina livre”, segundo relato da AFPTV.

O Handala é um antigo barco de pesca norueguês adaptado para essa viagem e está carregado com suprimentos médicos, alimentos, itens para crianças e medicamentos. A travessia deverá durar cerca de uma semana, percorrendo aproximadamente 1.800 quilômetros pelo Mar Mediterrâneo até alcançar a costa de Gaza.

A expedição humanitária ocorre pouco mais de um mês após Israel interceptar uma embarcação anterior da mesma coalizão e deportar seus ocupantes. Segundo Claude Léostic, coordenadora da Flotilha na França, o objetivo é expressar solidariedade internacional ao povo palestino e denunciar o bloqueio imposto a Gaza. A iniciativa é financiada por campanhas públicas de arrecadação.

A missão, que integra o movimento internacional não violento em defesa da Palestina, busca romper simbolicamente o isolamento do enclave e levar alívio a uma população afetada por conflitos, escassez de alimentos, falta de atendimento médico e restrições severas impostas pela guerra.