08/10/2025 21:46:40

Mundo
13/07/2025 16:00:00

Kim Jong-un reafirma "apoio incondicional" à Rússia em meio à guerra na Ucrânia

Kim Jong-un reafirma

O líder norte-coreano Kim Jong-un reforçou neste domingo (13/07) seu apoio irrestrito à Rússia na guerra contra a Ucrânia, segundo a agência estatal KCNA. A declaração foi feita durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, realizado no sábado na cidade portuária de Wonsan, no leste da Coreia do Norte.

Durante a reunião, Kim afirmou que Rússia e Coreia do Norte compartilham "as mesmas posições em todas as questões estratégicas" e declarou que Pyongyang está “pronta para apoiar incondicionalmente e incentivar todas as decisões tomadas pela liderança russa quanto à origem da crise ucraniana”, conforme informou a agência norte-coreana.

O encontro foi descrito como tendo ocorrido em um clima de "confiança calorosa e espírito de camaradagem", segundo o comunicado oficial.

Aliança militar entre Coreia do Norte e Rússia se fortalece

A visita de Lavrov faz parte de uma série de reuniões de alto escalão entre autoridades russas e norte-coreanas, num momento em que os dois países intensificam sua cooperação política e militar diante da ofensiva de Moscou na Ucrânia.

A Coreia do Norte já enviou milhares de soldados à região russa de Kursk para apoiar as tropas russas na expulsão de forças ucranianas. Além disso, Pyongyang forneceu armamentos ao exército russo, fortalecendo o apoio bélico a Moscou.

Durante visita feita no mês passado à Coreia do Norte, o chefe do Conselho de Segurança da Rússia e ex-ministro da Defesa, Serguei Shoigu, revelou que Kim Jong-un se comprometeu a enviar mais 6 mil engenheiros e militares norte-coreanos para atuar na região de Kursk, que faz fronteira com a Ucrânia. A medida evidencia o aprofundamento dos laços militares entre os dois países.

Ainda no fim de junho, a mídia oficial norte-coreana divulgou imagens de Kim Jong-un prestando homenagens a caixões cobertos com bandeiras, supostamente contendo corpos de soldados norte-coreanos mortos em combate ao lado das forças russas na guerra contra a Ucrânia.