As inscrições para a 22ª edição da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) estarão abertas entre os dias 18 de julho e 18 de agosto. A competição, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2003, é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e também universitários de instituições alagoanas.
A OAM é dividida por níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental participam do Nível 1; os do 8º e 9º anos integram o Nível 2; e estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio competem no Nível 3. Além disso, estudantes do ensino superior, de qualquer curso e sem diploma de graduação, também podem se inscrever, reforçando a inclusão universitária na competição.
De acordo com o coordenador da OAM, professor Davi Lima, a participação de graduandos ajuda a fortalecer a pós-graduação da Ufal. “Esses alunos ganham confiança em seu potencial e se aproximam naturalmente da pesquisa e do ensino avançado”, destacou.
As inscrições devem ser realizadas por meio do link disponível no site oficial da competição, onde também está publicado o edital completo. A OAM terá duas etapas: a primeira em 21 de agosto, de forma virtual, e a segunda em 28 de setembro, presencial. Já os universitários farão uma única prova, no dia 10 de setembro.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail oamduvidas@gmail.com.
A Olimpíada foi criada em 2003 pelo professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, e desde então, com exceção de 2020, foi realizada anualmente. Atualmente, os professores Davi Lima, Elaine Silva e Diogo dos Santos coordenam a iniciativa, que já revelou inúmeros talentos para a matemática.
Um desses talentos é Kayque Bispo, medalhista de prata em 2024 e hoje calouro do curso de Matemática da Ufal. “A OAM e os treinamentos ofertados pela Ufal foram o principal combustível para meu amor pela matemática. Espero continuar nesse caminho e descobrir ainda mais com as olimpíadas”, afirmou.
A OAM é apoiada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática e, nos últimos anos, tem reunido milhares de participantes. Em 2023, foram cerca de 10 mil inscritos e, em 2024, quase sete mil estudantes participaram da disputa.