08/07/2025 07:55:14

Guerra
06/07/2025 02:00:00

Militares ucranianos afirmam terem atacado base aérea na Rússia

Militares ucranianos afirmam terem atacado base aérea na Rússia

As forças especiais da Ucrânia anunciaram neste sábado (5) que realizaram um ataque contra o campo de aviação militar russo de Borisoglebsk, localizado na região de Voronezh. Segundo comunicado divulgado pelos militares ucranianos nas redes sociais, o ataque atingiu um depósito de bombas e uma aeronave de treinamento, com a possibilidade de que outras aeronaves também tenham sido danificadas, embora sem mais detalhes confirmados.

De acordo com os ucranianos, a base aérea abriga jatos de combate russos dos modelos Su-34, Su-35S e Su-30SM, que vêm sendo utilizados nas ofensivas contra alvos ucranianos desde o início da guerra.

A ofensiva da Ucrânia ocorreu após Moscou lançar, na sexta-feira (4), um número recorde de drones contra o território ucraniano, intensificando os ataques aéreos. Em resposta, os militares ucranianos realizaram a operação no território russo, ampliando a pressão nas regiões próximas à fronteira.

O governador da região de Voronezh, Alexander Gusev, confirmou que mais de 25 drones foram abatidos durante a noite, mas não mencionou nenhum ataque a instalações militares. Gusev informou ainda que uma linha de energia foi danificada temporariamente na região, sem citar maiores prejuízos.

O ataque eleva ainda mais a tensão no conflito, que tem se intensificado com o uso frequente de drones por ambos os lados, enquanto líderes internacionais, como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, seguem buscando apoio para reforçar a defesa aérea do país.