Após mais de uma semana de intensos e delicados trabalhos, foi concluída na manhã deste sábado (5) a operação que retirou o ônibus que despencou de uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas. A confirmação veio da Polícia Científica do Estado. O veículo será levado ao pátio da Polícia Civil em Rio Largo, onde passará por perícia detalhada.
O acidente, ocorrido em 24 de novembro de 2024, resultou em 20 mortes e deixou ao menos 18 feridos entre os 48 ocupantes. O grupo se dirigia ao evento turístico “Pôr do Sol na Serra” quando o ônibus, que pertencia à Prefeitura de União dos Palmares, perdeu o controle durante a subida e caiu de uma altura de cerca de 400 metros. O local do acidente, de difícil acesso e com vegetação densa, obrigou os técnicos a dividirem o veículo em duas partes para permitir a retirada. A parte traseira foi içada no dia 2 e a dianteira, essencial para a investigação, só foi removida na noite de sexta-feira (4), após um contratempo mecânico com o guincho no dia anterior.
A força-tarefa envolveu o Corpo de Bombeiros Militar, policiais civis e peritos da Polícia Científica, além de uma empresa contratada pelo DER. Foram utilizados cabos de aço, guinchos e máquinas de grande porte para içar o ônibus do terreno íngreme. Com o sucesso da operação, os peritos criminais Marcelo Velez e Nivaldo Cantuária, com apoio de um mecânico, vão iniciar a análise dos sistemas mecânicos do veículo, como freios, suspensão, direção e transmissão, para tentar esclarecer o que causou o acidente.
As investigações preliminares indicam que o ônibus circulava com excesso de passageiros — 48, embora sua capacidade máxima fosse de 37 — e estava sendo usado de forma irregular, já que seu uso era destinado ao transporte escolar. Além disso, o motorista teria relatado anteriormente à esposa problemas mecânicos no coletivo.
Vítimas da tragédia
O acidente ceifou a vida de 20 pessoas, entre elas idosos, crianças e famílias inteiras. Foram elas:
Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos
Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
Ivone Clemente da Silva, 37 anos
Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
José Cícero Aquino da Silva, 50 anos
Josefa Marcelino, 45 anos
Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos
Luciano de Queiroz Araújo, 47 anos
Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos
Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
Pedro Manoel da Silva, 65 anos
Rosimeire Barros da Silva, 54 anos
Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
Sebastião Azevedo Alves, 73 anos
Thamires Caroline da Silva, 35 anos
Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos
A perícia nos próximos dias será decisiva para elucidar as falhas que provocaram uma das maiores tragédias já registradas no turismo da região.