08/07/2025 09:06:47

Economia
05/07/2025 09:00:00

Sem Wall Street, Ibovespa e dólar encerram a semana em alta

Sem Wall Street, Ibovespa e dólar encerram a semana em alta

Nesta sexta-feira (4), com os mercados norte-americanos fechados devido ao feriado da Independência dos Estados Unidos, o mercado financeiro brasileiro operou com menor liquidez global, mas ainda assim encerrou a semana em alta. O Ibovespa superou pela primeira vez os 141 mil pontos, enquanto o dólar à vista também registrou valorização.

Pela manhã, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o decreto do governo federal que elevava as alíquotas do IOF, derrubado pelo Congresso. Moraes convocou uma audiência de conciliação entre as partes para o dia 15 de julho, embora sua decisão ainda dependa da confirmação dos demais ministros da Corte.

No fim do pregão, o Ibovespa avançou 0,24%, fechando em 141.263,56 pontos — novo recorde histórico. No acumulado de julho, a alta chega a 1,73% e, na semana, é de 3,21%. Já o dólar subiu 0,37%, sendo cotado a R$ 5,4245. Apesar do aumento diário, a moeda completou a quinta semana consecutiva em queda, acumulando uma desvalorização de 5,17% no período e de 0,44% nos últimos cinco pregões.

Para o estrategista Felipe Paletta, da EQI Research, a valorização do Ibovespa está ligada à expectativa de possíveis cortes na taxa Selic a partir de 2026. Além disso, a melhora nas perspectivas econômicas da China pode impulsionar papéis de empresas exportadoras brasileiras. A recente queda do dólar, por sua vez, é atribuída à sua fraqueza global e ao diferencial de juros favorável ao Brasil, com a Selic a 15% ao ano, contrastando com a possível redução de juros pelo Federal Reserve (Fed) nos EUA.

A próxima semana será marcada por atenção redobrada ao prazo final de 9 de julho, estabelecido pelo presidente Donald Trump para negociações tarifárias com países parceiros, incluindo o Brasil. Apesar do feriado da Revolução Constitucionalista em São Paulo, a B3 funcionará normalmente.

Destaques do dia:

VALE ON teve alta de 0,29%, acompanhando a valorização do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, que subiu 0,62%, a 732,5 iuanes por tonelada.

PETROBRAS PN caiu 0,12%, refletindo a queda de 0,7% do petróleo Brent, cotado a US$ 68,30. No setor, PETRORECONCAVO ON recuou 0,14%, PRIO ON ficou estável e BRAVA ENERGIA ON subiu 0,33%.

– Entre os bancos, ITAÚ UNIBANCO PN avançou 0,05%. BANCO DO BRASIL ON subiu 0,58%, BTG PACTUAL UNIT ganhou 0,33%, enquanto BRADESCO PN e SANTANDER BRASIL UNIT caíram 0,48% e 0,31%, respectivamente.

ENGIE BRASIL ON teve queda de 5,16%, após sequência de seis altas consecutivas, encerrando o dia com correção. O índice do setor elétrico recuou 0,76%.

VIBRA ON subiu 2,68%, impulsionada por uma reportagem do Brazil Journal sobre um investimento da Inpasa por meio de um fundo ligado à família, sem relação com a operação direta da empresa.