08/07/2025 07:54:32

Guerra
05/07/2025 00:00:00

Hamas responde positivamente a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Hamas responde positivamente a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O grupo palestino Hamas respondeu de forma favorável, nesta sexta-feira (4), à proposta de cessar-fogo mediada pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza. A informação foi confirmada por uma autoridade do Hamas, que afirmou que a resposta foi entregue aos países mediadores, Catar e Egito.

Segundo uma fonte palestina envolvida nas negociações, a sinalização positiva deve contribuir para o avanço rumo a um possível acordo. “A resposta do Hamas é positiva e acho que deve ajudar e facilitar a obtenção de um acordo”, declarou.

A proposta em discussão prevê uma trégua de 60 dias, durante os quais seriam conduzidos esforços diplomáticos para encerrar o conflito. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na última terça-feira (1º) que Israel já teria concordado com esses termos. Entretanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ainda não se manifestou oficialmente sobre a proposta.

Apesar das negociações, Netanyahu tem insistido publicamente na exigência de que o Hamas seja completamente desarmado. O grupo, por sua vez, se recusa a abordar esse ponto até o momento. Segundo autoridades, o Hamas ainda mantém cerca de 20 reféns vivos.

Netanyahu deve se encontrar com Trump em Washington na próxima segunda-feira (7), ocasião em que o tema do cessar-fogo deverá ser discutido diretamente. Questionado sobre a aceitação da proposta pelo Hamas, Trump respondeu: “Saberemos nas próximas 24 horas.”

O ex-presidente dos EUA também declarou que pretende pressionar Netanyahu a aceitar uma trégua, destacando o interesse de ambos os lados em avançar nas negociações. “Esperamos que isso aconteça. E estamos ansiosos para que aconteça na semana que vem”, disse. “Queremos libertar os reféns.”