08/07/2025 17:44:51

Educação
04/07/2025 08:00:00

Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada em outubro em Brasília

Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada em outubro em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, entre os dias 7 e 9 de outubro, a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que ocorrerá na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento gratuito será realizado em conjunto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca.

Com o objetivo de integrar, divulgar e valorizar a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil, a SNEPT busca ampliar o reconhecimento social dessa modalidade educacional, além de torná-la mais atrativa para jovens e trabalhadores. A edição deste ano contará com exposições de projetos interativos, pesquisas e iniciativas desenvolvidas por instituições de ensino de todo o país.

Na edição de 2024, mais de cinco mil pessoas participaram da programação, com a apresentação de mais de 400 projetos de 56 instituições. A expectativa é que o número de participantes e trabalhos expostos cresça neste ano.

O evento será realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável pela organização do Festival Curicaca, que conecta a educação tecnológica com os setores de inovação, sustentabilidade e modernização da indústria. A formalização da parceria ocorreu em 2 de julho, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, e o presidente da ABDI, Ricardo Capelli.

Ainda em julho, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC lançará chamadas públicas convidando as instituições de EPT a submeterem seus projetos para participação na Semana Nacional.

De acordo com dados do último Censo Escolar da Educação Básica, o Brasil possui 2,5 milhões de matrículas em cursos técnicos de nível médio. Já no ensino superior, o Censo da Educação Superior contabiliza cerca de 2 milhões de matrículas em cursos tecnológicos. A oferta da EPT ocorre por meio das redes públicas federais, estaduais, distrital e municipais, além dos sistemas nacionais de aprendizagem e instituições privadas.