A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai receber cerca de quatro mil novos estudantes com a tradicional “Calourada”, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de julho nos quatro campi da instituição: A. C. Simões, Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Campus Arapiraca e Campus do Sertão. O evento marca o início do semestre letivo 2025.1, que começa na próxima segunda-feira (7).
Com o tema A universidade mudou a minha vida, a programação busca mostrar o impacto da educação pública e gratuita na vida dos estudantes, destacando as possibilidades acadêmicas, científicas, culturais e sociais oferecidas pela Ufal.
A Calourada é organizada pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Estudantil (Proest), de Extensão e Cultura (Proexc) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), em parceria com as direções dos campi, coordenações dos cursos e centros acadêmicos.
A pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa, explicou que o evento representa uma imersão inicial dos calouros no ambiente acadêmico. “É uma oportunidade de receber as boas-vindas oficiais da instituição, com a presença da Reitoria e demais membros da gestão, fortalecendo o sentimento de pertencimento e nosso compromisso com a educação”, afirmou.
Além das boas-vindas, a programação inclui palestras, apresentações culturais, orientações sobre os cursos, informações sobre bibliotecas, programas de assistência estudantil e serviços institucionais. A aula inaugural será o primeiro momento para os estudantes iniciarem sua rede de contatos dentro da universidade.
Programação da Calourada Ufal 2025.1:
Campus A. C. Simões
7 de julho (segunda-feira) – 16h
Palestra: Professor João Bitencourt
Momento cultural: Grupo de Saxofones da Ufal
Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca)
8 de julho (terça-feira) – 9h
Palestra: Professora Patrícia Muniz de Medeiros
Momento cultural: Grupo da Escola Técnica de Artes (ETA)
Campus Arapiraca
9 de julho (quarta-feira) – 19h30 às 21h30
10 de julho (quinta-feira) – 9h30 às 11h30
Campus do Sertão
10 de julho (quinta-feira) – 14h