08/07/2025 17:54:49

Educação
03/07/2025 08:00:00

MEC e Ministério da Saúde realizam mutirão em Hospitais Universitários no sábado (5)

MEC e Ministério da Saúde realizam mutirão em Hospitais Universitários no sábado (5)

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) promovem neste sábado, 5 de julho, uma grande mobilização nacional para ampliar o acesso da população aos serviços da rede pública de saúde. A ação, batizada de “Dia E”, será realizada simultaneamente nos 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculados ao MEC.

O mutirão faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025 e prevê cerca de 7.800 atendimentos, incluindo mil cirurgias eletivas, 1.200 consultas e 5.600 exames em especialidades como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e atender pacientes que já estavam na fila da Rede Ebserh.

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que cada ministro estará presente em um estado do país para mobilizar equipes e reforçar o compromisso com a ação. Segundo ele, os Hospitais Universitários públicos representam a maior rede hospitalar do hemisfério sul e contam com mais de 87 mil profissionais de saúde, além de 55 mil estudantes de graduação e 10 mil médicos residentes. A proposta é também ampliar a formação prática desses alunos, sempre com supervisão qualificada.

O ministro afirmou ainda que mutirões semelhantes ocorrerão ao longo do ano e que, desde março, houve um aumento de 17% nos atendimentos da rede. A meta é alcançar um crescimento de 40% até dezembro, com foco em um atendimento mais ágil, humanizado e integralmente vinculado ao SUS.

Para participar dos atendimentos do “Dia E”, é necessário já estar em acompanhamento nos Hospitais Universitários ou ter encaminhamento da central de regulação municipal ou estadual. Desde o início de 2025, já foram realizados 166 mutirões em todo o país pela Rede Ebserh.

A iniciativa também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio do Ministério da Saúde. O titular da pasta, Alexandre Padilha, afirmou que este será o mutirão mais diverso da história do SUS, com atendimentos em diferentes áreas e em todo o território nacional.

Durante a coletiva, foram anunciados ainda editais para credenciamento de hospitais e clínicas privadas que irão atender pacientes do SUS, ampliando ainda mais a oferta de serviços. O presidente Lula ressaltou que todos os Hospitais Universitários estarão dedicados à realização de cirurgias e atendimentos no sábado, em um esforço coletivo para reduzir o tempo de espera da população.

A Rede Ebserh, composta por 45 hospitais federais, é referência no atendimento de média e alta complexidade e atua em articulação com instituições federais de ensino, contribuindo para o fortalecimento do SUS em todo o Brasil.