08/07/2025 08:52:33

Polícia
03/07/2025 06:00:00

Traficante do PCC procurado pela Interpol é capturado no Paraguai

Traficante do PCC procurado pela Interpol é capturado no Paraguai

O traficante conhecido como Batistão, de 51 anos, foi capturado em Assunção, no Paraguai, utilizando um documento europeu falso. Considerado um dos principais negociadores de cocaína do Primeiro Comando da Capital (PCC), ele integrava a lista dos 50 criminosos mais procurados do Brasil e era alvo de difusão vermelha da Interpol.

A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Federal brasileira e agentes da Divisão de Inteligência da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. A ação, batizada de Operação Londrina, faz referência à cidade paranaense que servia como base das atividades do criminoso.

A captura ocorreu durante a tarde e, poucas horas depois, Batistão já estava sendo conduzido pela Ponte da Amizade para ser entregue à Polícia Federal brasileira. O processo de expulsão foi autorizado de forma imediata pelo ministro da Justiça do Paraguai.

O governo paraguaio tem adotado como estratégia a expulsão direta de traficantes ligados ao PCC, evitando longos processos de extradição. Um dos primeiros casos foi o de Jarvis Jimenez Pavão, que aguardava há quase uma década a extradição e acabou sendo expulso de forma sumária. A Bolívia também segue a mesma postura e recentemente expulsou Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, outro importante membro da facção, preso em Santa Cruz de La Sierra.

.