Mais de 200 moradores de São Miguel dos Campos, em Alagoas, continuam fora de suas casas após o transbordamento do Rio São Miguel, que inundou parte da cidade na última segunda-feira (30). O rio ultrapassou o nível de segurança, que é de 80 centímetros, forçando a evacuação de famílias em três regiões centrais do município.
A Prefeitura acionou o plano de contingência e mobilizou todas as secretarias para atender os afetados. Três escolas da cidade foram adaptadas como abrigos temporários. Uma delas, localizada na região central, recebeu um refeitório improvisado para garantir alimentação às famílias. Um centro médico também foi instalado pela Secretaria de Saúde para prestar atendimento emergencial.
Segundo o secretário de Articulação Política, João Clemente, muitos dos desalojados chegaram aos abrigos abalados emocionalmente. Para minimizar os efeitos da situação sobre as crianças e adolescentes, a Secretaria de Esportes organizou atividades recreativas nos espaços, oferecendo um pouco de alívio diante do cenário de emergência.
A situação segue sob monitoramento das autoridades locais.