08/07/2025 17:42:38

Atualidade
02/07/2025 14:00:00

Bolsonaro cancela compromissos de julho após novo mal-estar e atendimento de urgência

Bolsonaro cancela compromissos de julho após novo mal-estar e atendimento de urgência

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a sentir-se mal nesta terça-feira (1º) e, por orientação médica, cancelou todos os compromissos previstos para o mês de julho. A informação foi divulgada por meio de uma nota compartilhada nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro, na qual foi informado que, após atendimento de urgência, os médicos determinaram repouso absoluto ao longo de todo o mês.

“Crises de soluço e vômito tornaram-se constantes, fato que me impede até de falar”, relatou o ex-presidente na nota, acrescentando que, por recomendação médica, as agendas programadas para Santa Catarina e Rondônia também estão suspensas.

No final de junho, Bolsonaro recebeu a suspeita de um diagnóstico de pneumonia viral e, desde então, tem apresentado episódios frequentes de vômito e soluços. Segundo seus familiares, os sintomas estão relacionados às sequelas da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, comentou nas redes sociais que o pai “está literalmente se matando depois de terem tentado matá-lo”, fazendo referência ao atentado de 2018. Carlos ainda mencionou que Bolsonaro foi submetido recentemente a uma cirurgia de mais de 10 horas, realizada menos de dois meses atrás.

Desde o ataque, Jair Bolsonaro já passou por seis procedimentos cirúrgicos. O mais recente ocorreu em abril de 2025, quando ele tratou uma obstrução intestinal. Em declarações anteriores, o ex-presidente afirmou que as complicações de saúde são persistentes e impactam seu cotidiano: “Eu vomito 10 vezes por dia”, declarou na ocasião.