A partir desta terça-feira (1º/7), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a disponibilizar a vacina ACWY contra meningite para crianças de 12 meses. A mudança no esquema vacinal inclui agora uma dose de reforço da vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria meningocócica. Até então, o esquema incluía apenas duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses de idade.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a inclusão da dose de reforço amplia a proteção contra as formas mais graves da meningite bacteriana e reforça o compromisso do governo com a prevenção da doença. A vacina ACWY era anteriormente oferecida apenas a adolescentes.
A atualização faz parte das Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, elaboradas em 2024 em parceria com a sociedade civil, organismos nacionais e internacionais, e em alinhamento com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A estratégia visa fortalecer o combate à meningite bacteriana em todo o país.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas ou fatores não infecciosos. Em 2025, até o momento, o Brasil contabilizou 4.406 casos confirmados da doença: 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 de causas diversas ou não especificadas. As meningites bacterianas são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e verão.