Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram neste domingo (29), na Avenida Paulista, em São Paulo, em um ato político que contou com a presença de diversas lideranças aliadas. Bolsonaro chegou à manifestação por volta das 14h e foi recebido com aplausos e gritos de apoio por uma multidão vestida majoritariamente de verde e amarelo.
Entre as autoridades presentes estavam os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro). Também participaram o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Magno Malta (PL-ES) e os deputados federais Marco Feliciano (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF).
Durante seu discurso, Bia Kicis fez duras críticas ao Judiciário e pediu anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, classificando os processos judiciais em andamento como injustos. A deputada também sugeriu que o Brasil sofre um desrespeito contínuo ao devido processo legal e à ampla defesa. “Não existe mais Justiça no Brasil, não existe mais ordenamento jurídico... nosso amado presidente Bolsonaro é vítima deste processo, com tantas outras pessoas de valor que deram a vida por este país”, afirmou. Ela ainda defendeu a aplicação de sanções internacionais como resposta ao cenário atual.
O ato ocorre em meio a debates sobre a inelegibilidade de Bolsonaro e à movimentação de aliados em torno de sua possível reabilitação política, além de reforçar a união entre lideranças da direita.