O Ministério da Previdência Social divulgou, na segunda-feira (23), o resultado do concurso público para perito médico federal, publicado no Diário Oficial da União. Ao todo, 768 candidatos foram classificados, dos quais 250 foram aprovados para atuar em diversas regiões do país. A Região Nordeste será contemplada com 159 desses profissionais, representando mais de 60% do total. Para Alagoas, foram destinadas 16 vagas, distribuídas igualmente entre os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares – cada cidade receberá dois peritos. Com isso, a capacidade de atendimento da perícia médica no estado terá um aumento de 35,56%.
A definição das vagas levou em consideração a demanda por atendimentos, o tempo médio de espera para realização de perícias e a localização estratégica das unidades. A expectativa é de que todos os aprovados estejam atuando nas Agências da Previdência Social até o dia 15 de agosto, após passarem por um período de treinamento.
Os classificados terão cinco dias para selecionar suas preferências de lotação, indicando a ordem de escolha entre as unidades disponíveis. A distribuição final obedecerá à ordem de classificação no concurso. Após a definição das localidades, os candidatos serão nomeados e, em seguida, tomarão posse dos cargos.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância da convocação. Segundo ele, os novos servidores vão atuar exatamente onde a população mais necessita. “Esses peritos irão trabalhar nos locais com maior demanda e longa espera por perícias. A chegada deles era muito aguardada e vai contribuir significativamente para melhorar o atendimento aos segurados”, afirmou o ministro, ressaltando que não havia concurso para a carreira havia quase 15 anos.
Além das 250 vagas preenchidas neste primeiro momento, o governo federal pretende autorizar, nos próximos dias, a convocação de mais 250 candidatos do cadastro reserva, totalizando 500 novos peritos médicos federais. O concurso foi realizado em 16 de fevereiro pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e contou com a participação de quase 14 mil inscritos.