Entre os dias 22 e 28 de junho, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) retirou de circulação 31 armas de fogo e mais de 19 quilos de entorpecentes em diversas ações realizadas no estado. As informações foram levantadas pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada do Estado-Maior Geral da corporação, com base nos registros da Central de Atendimento e Despacho (CAD) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Das armas apreendidas, 20 eram revólveres, seis espingardas e cinco pistolas. As ações ocorreram em cidades como Maceió, Rio Largo, Arapiraca, Pilar, entre outras. Em relação aos entorpecentes, foram apreendidos ao todo 19,2 quilos de substâncias ilícitas, entre maconha, cocaína e crack.
Durante o mesmo período, os policiais militares lavraram 148 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), destacando-se os municípios de Palmeira dos Índios (29), Maceió (27), Piaçabuçu (12) e Arapiraca (12) como os com maior número de registros.
Uma das operações de destaque ocorreu na zona rural de Arapiraca, na localidade do Sítio Poção, na sexta-feira (26), por volta das 18h30. Durante patrulhamento, equipes do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) do 3° Batalhão receberam denúncias sobre a atividade de tráfico de drogas na região e a possível localização do suspeito. Um homem de 36 anos foi abordado ao sair de uma casa carregando um saco de ração, onde foram encontradas diversas substâncias ilícitas.
Na ação, foram apreendidos 890 gramas de maconha em tablete, 140 pinos de cocaína totalizando 100 gramas, 127 bombinhas de maconha (200 gramas), 165 gramas adicionais de cocaína, 24 pinos de crack (8 gramas), uma balança de precisão, uma máquina de selar plástico e materiais para embalar drogas. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Central de Polícia Civil de Arapiraca.
As ações demonstram a intensificação das operações da PM/AL no combate ao tráfico e à criminalidade, com destaque para a atuação conjunta entre os batalhões e os setores de inteligência da corporação.