Mais de 20 milhões de ovos orgânicos, certificados e produzidos em sistema cage-free (livres de gaiolas), foram retirados do mercado norte-americano após um surto de salmonela. O recall foi anunciado pela August Egg Company, responsável pelos produtos, que informou sobre a possível contaminação em lotes distribuídos entre 3 de fevereiro e 15 de maio.
Os ovos foram comercializados nos estados da Califórnia e Nevada em redes varejistas como Save Mart, FoodMaxx, Lucky, Smart & Final, Safeway, Raleys, Food 4 Less e Ralphs. No entanto, a empresa alertou que os mesmos lotes chegaram também às lojas do Walmart em diversos outros estados, incluindo Califórnia, Washington, Nevada, Arizona, Wyoming, Novo México, Nebraska, Indiana e Illinois.
A salmonela é uma bactéria que pode causar infecções graves e até fatais, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Em pessoas saudáveis, a infecção pode gerar febre, diarreia, náusea, vômito e dor abdominal. Em casos mais severos, pode evoluir para infecções arteriais, endocardite ou artrite.
O recall está relacionado a uma investigação em curso sobre um surto de doenças causadas pela Salmonella Enteritidis, registrado em várias regiões dos Estados Unidos. Autoridades sanitárias seguem monitorando o caso.