Mesmo com a previsão de enfraquecimento gradual da massa de ar frio que atinge o estado de São Paulo, a Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de geadas isoladas na região da Serra da Mantiqueira durante a madrugada e o amanhecer desta quinta-feira (26). O estado tem registrado noites geladas, com recordes de temperatura em diversas localidades.
Mapas meteorológicos divulgados na noite desta quarta-feira (25) mostram que um sistema de alta pressão mantém o tempo estável nas próximas horas, favorecendo o declínio das temperaturas. No leste paulista, os termômetros devem marcar mínimas próximas ou abaixo dos 10°C; no interior, a previsão é de 13°C, enquanto no norte e oeste do estado os valores giram em torno de 16°C.
Além da geada na serra, a Defesa Civil também alerta para a formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia, especialmente na faixa litorânea.
Recorde de frio em São Paulo
Nesta quarta-feira, a cidade de São Paulo registrou a temperatura mais baixa do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte, a mínima chegou a 6°C às 7h da manhã, superando o recorde anterior de 9,6°C registrado em 30 de maio. A menor temperatura da capital, porém, foi registrada na estação Parelheiros - Rodoanel, no extremo sul, com -0,3°C. Geadas também foram observadas na zona rural da cidade, algo que não acontecia desde 2021.
Abrigo emergencial segue funcionando
Diante das baixas temperaturas, a Defesa Civil reforça o apelo por cuidados redobrados com grupos vulneráveis, como idosos, crianças, animais e pessoas em situação de rua. O Abrigo Solidário, ativado desde segunda-feira na Estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô, continuará funcionando até às 8h da manhã desta quinta-feira (26).
O abrigo oferece acolhimento emergencial com colchões, cobertores, kits de higiene, alimentação e atendimento social. Na última noite, 162 pessoas e dois animais de estimação foram atendidos no local. Os acolhidos ainda recebem tickets para tomar café da manhã no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março.