Duas câmeras de segurança utilizadas por traficantes para monitorar a movimentação da Polícia Militar foram apreendidas no bairro Ibes, em Vila Velha, na Grande Vitória, na noite do último sábado (21). O equipamento estava instalado em postes de iluminação pública na região conhecida como "Favelinha do Ibes" e operava com ligação clandestina de energia elétrica.
De acordo com a Polícia Militar, as câmeras vigiavam o ponto de tráfico de drogas e alertavam os criminosos sobre a aproximação de viaturas. Durante patrulhamento, os policiais avistaram um homem que tentou fugir ao perceber a presença da equipe. Ele foi alcançado e inicialmente apresentou um nome falso, mas acabou confessando sua verdadeira identidade: Mateus Costa Albino, de 23 anos.
Consultando o sistema, os agentes constataram que o suspeito era foragido do sistema prisional e possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Com ele foram encontrados entorpecentes e a quantia de R$ 304. Mateus foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde assinou um termo circunstanciado por uso de identidade falsa. Em seguida, foi levado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
A Secretaria de Justiça informou que o homem tem registros por tráfico de drogas desde setembro de 2019. A apreensão das câmeras faz parte das ações para coibir o uso de tecnologia por organizações criminosas no monitoramento das forças de segurança.