A delegada Bruna Rizzato Barbosa assumiu oficialmente, nesta segunda-feira (23), o cargo de superintendente da Polícia Federal (PF) em Alagoas. Embora já estivesse em articulações com diversas autoridades locais, a solenidade marca o início formal de sua nova missão à frente da instituição no estado.
Com trajetória consolidada na PF, Bruna Rizzato é pós-graduada em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos. Antes de chegar a Alagoas, atuou em operações nos estados de Minas Gerais e Ceará, além de ter exercido a função de corregedora regional em Minas. Esta é a segunda vez que assume a chefia da PF em Alagoas, sendo a primeira mulher a comandar a superintendência estadual em duas ocasiões.
Rizzato se destacou em investigações de grande impacto contra corrupção, fraudes previdenciárias e contrabando, o que reforça seu preparo técnico e institucional em áreas estratégicas da segurança pública. Em seu discurso de posse, ela destacou os princípios que devem nortear sua gestão: “Assumo essa missão disposta a enfrentar desafios para proteger os que precisam e para honrar o compromisso que assumimos com o Brasil e com o povo alagoano. A partir de hoje, cada decisão, cada ação, cada operação, cada esforço dessa superintendência será norteado por três pilares inegociáveis: defesa da liberdade, compromisso com a justiça e a cooperação entre as forças que protegem a nossa sociedade.”
A posse foi acompanhada por autoridades políticas e representantes da segurança pública, entre eles o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o deputado federal Fábio Costa (PP). Ambos destacaram o compromisso da nova superintendente com a eficiência e a legalidade, além de reafirmarem apoio institucional à Polícia Federal em suas futuras ações.
Nos próximos meses, Bruna Rizzato deve liderar a articulação com outros órgãos públicos e reforçar as estratégias de combate ao crime em Alagoas, em um cenário de expectativa positiva por avanços na segurança e no fortalecimento da atuação da PF no estado.