08/07/2025 18:17:47

Saúde
24/06/2025 05:00:00

Fumaça e alérgenos durante festas juninas podem agravar asma, alerta pneumologista do HGE

Fumaça e alérgenos durante festas juninas podem agravar asma, alerta pneumologista do HGE

Com a chegada do período chuvoso e das tradicionais festas juninas, o risco de agravamento de crises de asma aumenta significativamente, conforme alerta o pneumologista Luiz Cláudio Bastos, do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A combinação de fumaça de fogueiras e fogos, presença de mofo, poeira e outros alérgenos típicos dessa época exige atenção redobrada por parte dos pacientes asmáticos.

Embora a doença seja mais comum em crianças e adolescentes, a asma pode acometer pessoas de todas as idades. Os principais sintomas são aperto no peito, tosse — especialmente durante a noite ou ao acordar — e chiado no peito. Segundo o médico, as crises são geralmente provocadas por fatores alérgicos, além de estresse e esforço físico excessivo. Ele orienta que, diante do aparecimento dos sintomas, é essencial utilizar a medicação prescrita, como corticoides inalatórios e broncodilatadores. Caso não haja melhora, a recomendação é procurar atendimento médico imediato.

O diagnóstico é feito com base na avaliação clínica e no exame de espirometria, que mede o grau de obstrução das vias respiratórias após o uso de broncodilatadores. O especialista também leva em conta aspectos como o ambiente doméstico e profissional, histórico de doenças como rinite e sinusite, além de casos familiares da condição.

Apesar de não ter cura, a asma pode ser controlada, e seus sintomas muitas vezes diminuem ou desaparecem com o passar dos anos. O tratamento deve ser individualizado, conforme as necessidades de cada paciente. Durante uma crise, é fundamental buscar ajuda em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, após o controle, manter acompanhamento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Clínica da Família, que podem encaminhar para atendimento especializado, se necessário.

Além do uso contínuo dos medicamentos indicados, a manutenção de hábitos saudáveis e de um ambiente limpo e arejado é essencial para o controle da asma. De acordo com o pneumologista, com o tratamento adequado, os pacientes podem levar uma vida normal e com menos risco de crises, mesmo em períodos mais críticos como o das festas juninas.