08/07/2025 07:55:56

Guerra
23/06/2025 22:00:00

Novo ataque russo em Kiev deixa pelo menos sete mortos e 19 feridos na Ucrânia

Novo ataque russo em Kiev deixa pelo menos sete mortos e 19 feridos na Ucrânia

A Rússia realizou mais um ataque aéreo contra a Ucrânia na madrugada desta segunda-feira (23), atingindo diversas áreas da capital, Kiev. Segundo autoridades ucranianas, os bombardeios causaram a morte de ao menos sete pessoas e deixaram outras 19 feridas, além de danificarem prédios residenciais, hospitais e uma instalação esportiva.

O ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, informou pelas redes sociais que os distritos de Shevchenkivskyi, Podilskyi, Holosiivskyi, Sviatoshynskyi, Solomenskyi e Darnytskyi foram os mais atingidos. Seis das vítimas fatais estavam em um edifício de grande porte localizado em Shevchenkivskyi. “A remoção de destroços continua. Ainda há pessoas sob os escombros, segundo nossas informações”, afirmou Klymenko. “A Rússia mostrou mais uma vez que para ela não existem alvos civis. Para nós, não há valor maior do que a vida de cada ucraniano”, acrescentou.

A Força Aérea da Ucrânia declarou que foram utilizados 352 drones e 16 mísseis no ataque, considerado um dos maiores realizados contra Kiev desde o início do conflito, em fevereiro de 2022.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou a ofensiva e afirmou que irá dialogar com líderes europeus para reforçar a capacidade de defesa do país. “Durante minha visita à Grã-Bretanha, discutiremos medidas para fortalecer nossa defesa, que precisa se tornar a base de uma proteção conjunta mais eficiente. Também vamos negociar novas e duras sanções para pressionar a Rússia a cessar os ataques”, declarou Zelensky.