08/07/2025 23:31:40

Saúde
23/06/2025 10:00:00

Remédios para diabetes podem diminuir chances de 14 tipos de câncer

Remédios para diabetes podem diminuir chances de 14 tipos de câncer

Medicamentos injetáveis usados no tratamento da diabetes tipo 2, como aqueles que contêm agonistas do receptor GLP-1 — entre eles o Ozempic —, podem estar associados à redução do risco de desenvolvimento de até 14 tipos diferentes de câncer relacionados à obesidade. Essa conclusão foi apresentada em um estudo conduzido pela NYU Grossman School of Medicine, nos Estados Unidos.

A pesquisa se baseou na análise de informações médicas de mais de 85 mil pacientes com diabetes tipo 2 que receberam tratamento entre os anos de 2013 e 2023. Os resultados apontaram que, além de contribuírem para o controle da glicose no sangue, os medicamentos com GLP-1 também podem reduzir levemente a incidência de tumores associados ao excesso de peso, como os que afetam o rim, ovário e pâncreas.

De acordo com o pesquisador Lucas Mavromatis, que participou do estudo, os dados indicam que o uso desses fármacos esteve ligado a uma diminuição de aproximadamente 7% no risco de certos tipos de câncer. “Esses achados sugerem uma possível queda na incidência de alguns cânceres e também na mortalidade geral. São resultados animadores, mas ainda são necessárias mais investigações para que essa hipótese seja confirmada”, explicou.

Entre os tipos de câncer que apresentaram redução de risco com o uso dos medicamentos à base de GLP-1 estão: câncer de esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, cólon e reto, rim, ovário, endométrio, mama em mulheres na pós-menopausa, tireoide, mieloma múltiplo, meningioma e novamente vesícula biliar.

Essas descobertas foram reveladas durante o congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), reforçando a possibilidade de que os agonistas do receptor GLP-1 ofereçam benefícios não apenas no tratamento da diabetes tipo 2, mas também na prevenção de cânceres relacionados à obesidade.