Durante os festejos de São João, as unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionarão em horário especial nos dias 23 e 24 de junho para garantir o abastecimento de sangue em hospitais e maternidades e possibilitar que voluntários façam suas doações mesmo em meio ao feriado.
Em Arapiraca, a unidade localizada no bairro Eldorado, nas proximidades da Escola Alternativa, atenderá os doadores na segunda (23) e terça-feira (24), das 7h às 17h. Em Maceió, os voluntários poderão doar sangue nas unidades do Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e na Via Expressa, próxima ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), nos mesmos dias e horários.
Segundo a gerente do Hemoal em Arapiraca, Amilka Mello, essa iniciativa busca facilitar o acesso de pessoas que, devido a compromissos de trabalho ou estudo, não conseguem comparecer em dias úteis. "É uma forma de incentivar o gesto solidário em meio às celebrações juninas e, ao mesmo tempo, manter nossos estoques de sangue estabilizados", destacou.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento oficial e original com foto. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. A doação é vedada para pessoas com histórico de doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade.
O voluntário deve ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. Quem realizou tatuagem, piercing, maquiagem definitiva ou micropigmentação deve aguardar 12 meses para estar apto à doação.
Com essa ação, a Hemorrede Pública de Alagoas reforça seu compromisso em garantir atendimento às demandas transfusionais do estado e estimula a solidariedade dos alagoanos mesmo em período de festas.