08/07/2025 07:31:32

Guerra
22/06/2025 20:00:00

Israel recupera corpos de três reféns mortos em Gaza durante operação militar

Israel recupera corpos de três reféns mortos em Gaza durante operação militar

As Forças de Defesa de Israel (IDF), em conjunto com a Agência de Segurança de Israel (ISA), anunciaram neste domingo (22) a recuperação dos corpos de três reféns mortos na Faixa de Gaza. A operação foi realizada no sábado (21) e resgatou os corpos dos civis Ofra Keidar e Yonatan Samerano, além do soldado Shay Levinson, vítimas dos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Ofra Keidar, de 71 anos, era moradora do kibutz Be’eri e foi assassinada por militantes do Hamas enquanto caminhava pelos campos da comunidade. O corpo foi levado para Gaza, onde permaneceu por mais de 600 dias. Ela era mãe de três filhos e avó de sete netos. Seu marido também foi morto no mesmo ataque. Em nota, o kibutz destacou a liderança e o exemplo de Ofra para as demais mulheres da comunidade.

Yonatan Samerano, de 21 anos, natural de Tel Aviv, foi morto após fugir do festival de música Nova, onde centenas de civis foram atacados. Seu corpo também foi levado por militantes do Hamas.

Já Shay Levinson, de 19 anos, com dupla cidadania israelense e alemã, era comandante de tanque e morreu em combate no mesmo dia dos atentados. Seu corpo também foi retirado da linha de frente e levado para Gaza.

O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas declarou que, apesar da dor pela confirmação das mortes, a devolução dos corpos representa um mínimo alívio para os familiares que viveram em angústia durante os últimos 625 dias. O grupo reforçou ainda a necessidade de priorizar a devolução dos 50 reféns que ainda permanecem em cativeiro em Gaza, especialmente diante da intensificação do conflito e das ações de Israel no Irã.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu expressou condolências às famílias das vítimas e parabenizou as forças de segurança pela “operação bem-sucedida”.