09/07/2025 23:09:59

Acidente
22/06/2025 17:00:00

466 celulares roubados serão devolvidos pela SSP-AL; veja locais, datas e quem tem direito

466 celulares roubados serão devolvidos pela SSP-AL; veja locais, datas e quem tem direito

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) vai realizar a devolução de 466 celulares que foram roubados ou furtados e recuperados por meio de operações realizadas pelas forças policiais. A entrega acontecerá nas cidades de Maceió e Arapiraca, em locais e datas previamente definidos, e somente os donos cujos nomes constam na lista divulgada pelo órgão poderão receber os aparelhos.

Para reaver o celular, o proprietário deve apresentar um documento oficial com foto e confirmar que seu nome está incluído na lista divulgada pela SSP-AL.

A ação faz parte do Programa Celular Seguro, que já contabiliza a recuperação de 618 aparelhos em apenas seis meses. Até o momento, 152 celulares já foram devolvidos aos donos que registraram boletim de ocorrência.

Devolução em Maceió
Local: Sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (sala do Programa Celular Seguro)
Endereço: Rua Zadir Índio, 213 – Centro
Datas: 25, 26 e 27 de junho de 2025
Horário: das 8h às 12h

Devolução em Arapiraca
Local: Sede do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM)
Endereço: Rodovia AL-220, Km 02, S/N – Novo Horizonte
Datas: 2, 3 e 4 de julho de 2025
Horário: das 8h às 12h

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, reforçou que a compra de aparelhos sem origem legal contribui diretamente com o mercado ilegal e com a criminalidade. Ele alertou que os consumidores devem adquirir celulares apenas em estabelecimentos autorizados e exigir nota fiscal. Também orientou que denúncias de comércio irregular podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181.

A SSP informou ainda que diversas pessoas foram intimadas a devolver aparelhos com restrição de roubo ou furto após rastreamento via número IMEI. As intimações foram feitas por mensagens de WhatsApp, com dados fornecidos pelas operadoras, e também em abordagens presenciais durante operações policiais.

A secretaria adverte que mensagens recebidas por meios não oficiais devem ser ignoradas. Caso haja suspeita de tentativa de golpe, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência, presencialmente ou por meio da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.sinesp.gov.br).

Como verificar se um celular é roubado?
Para saber se um aparelho tem impedimento, acesse o site da Anatel (www.gov.br/anatel) e insira o número do IMEI, que pode ser obtido discando *#06# ou nas configurações do dispositivo.