Um membro de destaque do grupo Houthi, apoiado pelo Irã no Iêmen, declarou neste sábado (21) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será responsabilizado pelos bombardeios às instalações nucleares iranianas. A afirmação foi feita por Hizam al-Assad, integrante do gabinete político do grupo, em uma publicação na rede social X.
“Trump deve arcar com as consequências”, escreveu al-Assad, em reação direta à ofensiva americana contra o Irã.
Anteriormente, as Forças Armadas controladas pelos Houthis já haviam divulgado um comunicado no qual alertavam que estavam prontas para atacar embarcações da Marinha dos EUA no Mar Vermelho caso o “inimigo americano” realizasse algum tipo de agressão em apoio a Israel.
O presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos executaram um ataque considerado "muito bem-sucedido" contra três centros nucleares iranianos: Fordow, Natanz e Isfahan. Em mensagem publicada na plataforma Truth Social, ele afirmou que todos os aviões norte-americanos deixaram o espaço aéreo iraniano após a operação.
“Concluímos nosso ataque muito bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de BOMBAS foi lançada na instalação principal, Fordow”, escreveu Trump.
A escalada de tensão ocorre em meio à reação internacional sobre os ataques, com diferentes atores geopolíticos analisando os desdobramentos da ofensiva americana e a resposta iraniana.