ntre os dias 15 e 21 de junho, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou uma série de ações ostensivas que resultaram na apreensão de 27 armas de fogo e 19 quilos de drogas em diversas regiões do estado. Os dados foram divulgados neste sábado (21) e fazem parte de um balanço elaborado pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da corporação.
No período analisado, foram recolhidos 16 revólveres, sete pistolas e quatro espingardas em abordagens realizadas tanto na capital, Maceió, quanto no interior. No total, foram apreendidos aproximadamente 11 quilos de maconha, sete de cocaína e um quilo de crack. Ainda conforme o relatório, a PM confeccionou 131 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), referentes a delitos de menor potencial ofensivo.
Interior registra casos de tráfico e porte ilegal
O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atuou em diversas ocorrências no interior do estado. Em Jacuípe, durante uma abordagem de rotina, os policiais apreenderam 100 papelotes de maconha que estavam prontos para venda, especialmente para os festejos juninos da cidade.
Em Novo Lino, uma pistola calibre 9 mm foi recolhida após a interceptação de um veículo suspeito na rodovia BR-101. O motorista foi preso por porte ilegal de arma e encaminhado à delegacia. Já em Craíbas, o 3º BPM apreendeu um revólver e duas munições deflagradas, e o suspeito também foi preso e levado à Central de Polícia.
Durante operação no bairro Canafístula, em Arapiraca, o Pelotão do Canil e a Companhia de Operações Especiais localizaram 244 porções de maconha, 202 pinos de cocaína e 89 pedras de crack que estavam enterrados. As cadelas farejadoras Beretta e Luna foram fundamentais para o êxito da operação.
Atuação na capital
Em Maceió, na última quinta-feira (19), policiais do 4º Batalhão foram acionados para averiguar uma denúncia de tráfico no bairro de Fernão Velho. No local, abordaram um suspeito em posse de um revólver calibre 38 com sete munições, 85 gramas de maconha e duas balanças de precisão. O homem foi conduzido à Central de Flagrantes.
As ações refletem o esforço da PM-AL em intensificar o combate ao tráfico de drogas e à circulação ilegal de armas no estado.