08/07/2025 18:21:39

Geral
22/06/2025 00:00:00

Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral, mas não será internado

Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral, mas não será internado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado neste sábado (21) com pneumonia viral, após realizar uma bateria de exames no Hospital DF Star, em Brasília. A informação foi confirmada por seu médico, o cirurgião Claudio Birolini, durante coletiva à imprensa. Apesar do diagnóstico, não será necessária a internação, uma vez que o quadro clínico já estaria em fase de resolução, segundo a equipe médica.

Bolsonaro começou a apresentar mal-estar na sexta-feira (20), durante um evento realizado em Goiás. Na ocasião, interrompeu sua agenda após sentir-se indisposto durante um discurso na Câmara de Aparecida de Goiânia. Na fala, ele mencionou que vinha vomitando até dez vezes por dia e que estava se sentindo debilitado.

De volta a Brasília, o ex-presidente foi submetido a exames de sangue, urina e tomografia. De acordo com o médico, os exames estavam inicialmente marcados para segunda-feira (23), mas foram antecipados em razão dos sintomas. Birolini explicou que esses exames já deveriam ter sido feitos duas semanas antes, mas foram adiados devido ao depoimento prestado por Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, no STF, no âmbito da investigação sobre uma possível tentativa de golpe de Estado.

Mesmo sem necessidade de internação, Bolsonaro iniciou o tratamento com antibióticos e recebeu recomendação médica para reduzir o ritmo de suas atividades públicas. Também passou a utilizar um monitor de pressão arterial, em função de episódios de hipertensão registrados durante a cirurgia realizada em abril, para tratar uma obstrução intestinal.

"Me acostumando à rotina", diz Bolsonaro

Ao deixar o hospital, acompanhado do médico, Bolsonaro afirmou que se sentia “um pouco tonto”, mas bem. “Já estô quase me acostumando a essa rotina, a idade pesa bastante na gente. Já foram sete cirurgias e eu espero que seja a última”, declarou, referindo-se ao procedimento cirúrgico de abril.

O ex-presidente também comentou as crises frequentes de soluços que vem enfrentando, um problema que já se manifestou em outras ocasiões ao longo dos últimos anos.