09/07/2025 01:08:49

Acidente
21/06/2025 14:00:00

Inscrições para Encceja Exterior 2025 seguem até o dia 27 de junho

Inscrições para Encceja Exterior 2025 seguem até o dia 27 de junho

Agência Brasil

Brasileiros que vivem fora do país e desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Exterior 2025) têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 27 de junho, para realizar a inscrição. O procedimento deve ser feito exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior.

Durante a inscrição, o participante precisa indicar as áreas de conhecimento que deseja ser avaliado. O mesmo prazo vale para pedidos de atendimento especializado e para o uso do nome social — direito garantido a participantes travestis, transexuais ou transgêneros que queiram ser identificados conforme sua identidade de gênero. Entre os casos que podem solicitar atendimento especial estão pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e idosos.

A participação no exame é gratuita e voluntária, sendo voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular. Para o ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova; para o ensino médio, a idade mínima é 18 anos.

A aplicação das provas será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), no dia 28 de setembro de 2025, em dois turnos: pela manhã, com quatro horas de duração, e à tarde, com cinco horas.

Também ocorrerá, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, a aplicação do Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), em unidades prisionais localizadas em Nagoia e Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). As inscrições, nesse caso, devem ser realizadas por responsáveis nos consulados-gerais.

As provas do Encceja Exterior serão aplicadas nas seguintes cidades: Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (Estados