A Receita Federal anunciou que, a partir de julho de 2026, será implementado o novo formato do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a ser alfanumérico. A mudança ocorre devido ao crescimento constante do número de empresas no país e à proximidade do esgotamento das combinações numéricas atuais.
Segundo o órgão, o objetivo da medida é facilitar a identificação das empresas e modernizar o ambiente de negócios no Brasil, promovendo mais eficiência e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Importante destacar que os CNPJs já existentes não serão alterados. Ou seja, quem já possui um número de CNPJ permanecerá com ele válido e sem necessidade de atualização.
O novo CNPJ manterá o total de 14 caracteres, mas agora incluirá letras. As oito primeiras posições, que representam a raiz do cadastro, poderão conter letras e números. As quatro seguintes, que identificam a ordem do estabelecimento, também serão alfanuméricas. Apenas os dois últimos dígitos, que funcionam como verificadores, continuarão sendo exclusivamente numéricos.
A medida visa ampliar significativamente a capacidade de geração de novos cadastros, diante da limitação do modelo atual apenas numérico.