08/07/2025 23:53:06

Meio Ambiente
20/06/2025 18:00:00

Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul com previsão de frio, geadas e tempo seco

Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul com previsão de frio, geadas e tempo seco

O inverno no Hemisfério Sul tem início às 23h42 desta sexta-feira (20) e se estende até 22 de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada por menor incidência de chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste do Brasil, além da atuação de massas de ar frio que reduzem significativamente as temperaturas.

Durante o período, é comum a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul, além da possibilidade de neve nas áreas serranas do Sul e episódios de friagem em estados como Mato Grosso, Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. O Inmet também alerta para a ocorrência de nevoeiros e névoa úmida, principalmente nas manhãs, o que pode prejudicar a visibilidade em estradas, serras e aeroportos.

Na Região Norte, a previsão é de chuvas abaixo ou próximas da média, com exceção do norte de Roraima e de áreas no noroeste do Pará e Amapá, onde pode chover acima do esperado. A temperatura tende a ficar acima da média, o que, aliado à baixa umidade, favorece queimadas e incêndios, especialmente no sul da Amazônia.

No Nordeste, predominam chuvas abaixo da média, exceto em parte da costa leste, onde o oceano mais aquecido pode favorecer precipitações. A temperatura do ar deverá ficar acima da média em toda a região, com destaque para o sul do Maranhão, onde os termômetros podem marcar até 2°C a mais que o normal.

No Centro-Oeste, o inverno confirma o período seco iniciado em maio. A expectativa é de chuvas abaixo da média e umidade relativa do ar em níveis críticos, com índices diários abaixo de 30% e picos inferiores a 20%. As temperaturas também ficarão acima da média, favorecendo queimadas e incêndios florestais.

Para o Sudeste, o cenário é de pouca chuva, embora não se descarte a possibilidade de frentes frias provocarem precipitações no litoral. As temperaturas tendem a ficar acima da média, mas com possibilidade de quedas acentuadas e geadas em áreas mais altas da região.

Já o Sul do país deverá ter chuvas dentro ou acima da média em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, enquanto o Paraná poderá registrar precipitações abaixo da média. Apesar da previsão de temperaturas mais elevadas, massas de ar polar devem provocar quedas bruscas de temperatura, aumentando a chance de geadas em regiões de maior altitude.