09/07/2025 00:59:29

Educação
19/06/2025 21:00:00

Seduc oferece 575 vagas em curso de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual

Seduc oferece 575 vagas em curso de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está disponibilizando 575 vagas para o curso de especialização Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A formação é gratuita e voltada a profissionais da rede estadual de ensino. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Ufal, entre os dias 17 de junho e 8 de julho de 2025, até às 23h59.

A seleção dos candidatos será feita com base na análise curricular. As vagas estão distribuídas entre os polos da seguinte maneira: Maceió I (Tabuleiro dos Martins) com 175 vagas; Maceió II (Poço) com 200; Arapiraca com 50; Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, São Miguel dos Campos, São José da Laje e Porto Calvo com 25 vagas cada.

Se houver vagas não preenchidas, poderão ser incluídos profissionais de escolas municipais que ofereçam ensino médio e servidores da rede estadual que atuem em funções de gestão.

De acordo com Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, a iniciativa é um avanço estratégico para a qualificação da gestão escolar em Alagoas. Ele destaca que a formação fortalecerá o planejamento pedagógico das escolas, promovendo uma educação alinhada às reais necessidades dos jovens alagoanos. A especialização também será considerada como critério de seleção para cargos de gestão na Seduc e contará pontos para progressão e avaliação de desempenho dos servidores.

O curso foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) dentro das ações da Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM) e será ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais obrigatórios durante os 12 meses de duração. O público-alvo inclui gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores com diploma de graduação, preferencialmente atuantes em escolas públicas estaduais de ensino médio.

A Ufal será responsável pela formação, por meio do Campus do Sertão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Os encontros presenciais ocorrerão nos polos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, São Miguel dos Campos, São José da Laje e Porto Calvo.

O edital completo, com detalhes sobre as inscrições, cronograma, critérios de seleção e documentação exigida, está disponível no site da Ufal.