A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está disponibilizando 575 vagas para o curso de especialização Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A formação é gratuita e voltada a profissionais da rede estadual de ensino. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Ufal, entre os dias 17 de junho e 8 de julho de 2025, até às 23h59.
A seleção dos candidatos será feita com base na análise curricular. As vagas estão distribuídas entre os polos da seguinte maneira: Maceió I (Tabuleiro dos Martins) com 175 vagas; Maceió II (Poço) com 200; Arapiraca com 50; Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, São Miguel dos Campos, São José da Laje e Porto Calvo com 25 vagas cada.
Se houver vagas não preenchidas, poderão ser incluídos profissionais de escolas municipais que ofereçam ensino médio e servidores da rede estadual que atuem em funções de gestão.
De acordo com Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, a iniciativa é um avanço estratégico para a qualificação da gestão escolar em Alagoas. Ele destaca que a formação fortalecerá o planejamento pedagógico das escolas, promovendo uma educação alinhada às reais necessidades dos jovens alagoanos. A especialização também será considerada como critério de seleção para cargos de gestão na Seduc e contará pontos para progressão e avaliação de desempenho dos servidores.
O curso foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) dentro das ações da Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM) e será ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais obrigatórios durante os 12 meses de duração. O público-alvo inclui gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores com diploma de graduação, preferencialmente atuantes em escolas públicas estaduais de ensino médio.
A Ufal será responsável pela formação, por meio do Campus do Sertão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Os encontros presenciais ocorrerão nos polos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, São Miguel dos Campos, São José da Laje e Porto Calvo.
O edital completo, com detalhes sobre as inscrições, cronograma, critérios de seleção e documentação exigida, está disponível no site da Ufal.